Pesquise no Google sem sair do Blog!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Questões objetivas - Populismo

A REPÚBLICA LIBERAL POPULISTA
01- Sobre o populismo:
a) No que consistiu o fenômeno do populismo na história política brasileira, depois de 1945
b) Que se entende pela expressão "populismo" do ponto de vista histórico?
c) Mencione três líderes populistas latino-americanos.

02- O colapso do populismo no Brasil se deveu a vários fatores. Quais?
I - O vertiginoso crescimento das forças populares e o radicalismo de seus movimentos não se deixavam controlar como antes.
II - As classes trabalhadoras rurais saíam da sua secular letargia e se organizavam para lutar por reforma agrária e pela posse da terra.
III - As classes empresariais sentiam que o Estado populista perdera a eficácia e a autoridade.
IV - O capital internacional se indispôs com Jango devido à restrição da remessa de lucros.
V - A continuidade do ritmo de industrialização dependia de mais empréstimos externos e de uma política de controle da natalidade.

03- Comente as reais intenções do "Plano de Metas" de Juscelino Kubitschek e o resultado de sua implantação para o povo brasileiro.

04- "A contradição inerente do governo provocou um clima de equilíbrio precário, cuja ruptura esperava-se a qualquer momento. A dramaticidade em que viveu o período era sempre renovada pelas atitudes inesperadas e, às vezes, burlescas do Presidente da República. O episódio de condecoração de Che Guevara, então ministro de Castro, com a Ordem do Cruzeiro do Sul, foi momento capital desse drama de curta duração." (Nilo Odália - BRASIL EM PERSPECTIVA). a) A partir do texto, identifique o presidente que governava o país.
b) Caracterize os novos rumos da política externa no período.

05- Relacione o rompimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a União Soviética em 1947 à Guerra Fria.

06- Entre a queda do Estado Novo de Vargas (1945) e a ruptura institucional em 1964, o Brasil viveu uma etapa de sua trajetória histórica de crescente polarização ideológica, assinalada por constantes crises políticas. Julgue os itens a seguir, relativos a esse período.
(1) Durante o governo Gaspar Dutra, o Brasil envolveu-se na Guerra Fria, chegando a romper as relações diplomáticas com a União Soviética e a cassar o registro de funcionamento do Partido Comunista.
(2) Nesse período, a criação da PETROBRÁS refletia a orientação nacionalista da política econômica do governo Vargas. 
(3) Apesar de apresentarem inegável declínio da atividade econômica, os anos JK foram marcados pela ausência de crises políticas.
(4) A política externa implementada nos governos de Jânio Quadros e de João Goulart convergiu para o alinhamento do Brasil à diplomacia norte-americana.

07- O ano de 1946 traz de volta as eleições para o cenário político brasileiro, com o fim do Estado Novo. O governo Dutra (1946 - 1951), contudo, reflete sua participação nos quadros da Guerra Fria, caracterizada pela Doutrina Truman e pelo Plano Marshall.
a) Explique o significado do Plano Marshall, relacionando-o ao surgimento da Guerra Fria.
b) Cite dois acontecimentos ocorridos durante o governo Dutra que evidenciem a influência do contexto da Guerra Fria.

08- Sobre a política externa do Brasil durante os governos de Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart pode-se afirmar:
(0) Durante o ano de 1960 dezessete países africanos tornaram-se independentes. Entretanto, o governo de Juscelino não propôs uma política de relações internacionais mais próximas com a África.
(1) A política externa do Estado Novo caracterizou-se pelo pragmatismo na relação entre o estado e a economia. Exemplo: o projeto de construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda dependeu de um jogo político internacional entre os Estados Unidos e o Brasil.
(2) Goulart, ao assumir a presidência da República em 11 de setembro de 1961, reiterou os princípios do anticolonialismo e da autodeterminação dos povos, manifestando continuidade na política externa do seu antecessor Jânio Quadros, em direção a uma maior aproximação com a África.
(3) A Escola Superior de Guerra (ESG), durante o governo Goulart, preferia ver o Atlântico sob a influência dos Estados Unidos. Para a ESG a política externa brasileira deveria ser pensada sob o ângulo da segurança do hemisfério ocidental.
(4) Goulart, tanto quanto Juscelino, formulou uma política externa de abertura comercial com a América Latina e Central, possibilitando o surgimento do MERCOSUL.

09- "...Nada mais vos posso dar a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida... Cada gota de meu sangue será uma chama imortal em vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória... Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto.
O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história."
"Carta-Testamento de Getúlio Vargas" in Documentos de História do Brasil, organizado por Mary Del PRIORE e outros, São Paulo, Scipione, 1999, pp. 98-99.
A Carta-Testamento de Getúlio Vargas foi publicada pela imprensa brasileira em 24 de agosto de 1954.
O suicídio do presidente da República foi um dos episódios mais dramáticos da História brasileira no século passado e ocorreu em meio a uma grave crise política.
Analise tal situação, considerando:
a)O panorama da crise política de 1954.
b)As características da política de massas do período. c)As conseqüências políticas da morte de Vargas.

10- O movimento de 31 de março de 1964 foi o estágio final de um longo processo iniciado na Década de 40, após o término da Segunda Guerra Mundial.
Revele o tipo de regime político que derivou do golpe militar e o que ele significou para a sociedade brasileira.

3 comentários:

Deixe aqui suas observações sobre esta postagem!