Pesquise no Google sem sair do Blog!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Exercícios sobre Guerra Fria - 9º ano

Guerra Fria
1-Em 1945 com o término da 2ª Guerra Mundial, o Bloco Capitalista liderado pelos Estados Unidos teve sua área de ação reduzida pela ampliação do Bloco Socialista.

Relacionado a este contexto, julgue os itens.
( ) A expressão Guerra Fria é utilizada para caracterizar o confronto político, militar, econômico e ideolégico entre os EUA e a URSS, envolvendo seus respectivos aliados.
( ) O Plano Marshall (1947) propunha-se a fornecer ajuda bélica aos países europeus e garantiu a influência inglesa.
( ) A URSS não permitiu que os países socialistas da Europa participassem do Plano Marshall, durgindo daí a expressão "Cortina de Ferro".
( ) A OTAN em 1949 surgia como um tratado militar que visava preservar a Europa Ocidental dentro da esfera de influência norte-americana.
( ) O Pacto de Varsóvia em 1955 reunia a URSS e as Democracias Populares da Europa Centro-Oriental (com exceção da Iuguslávia) criando uma segurança coletiva e mantendo a unidade da Europa Oriental dentro da esfera soviética.

2- TEXTO I: Artigo 5. As Partes concordam que um ataque armado contra uma ou várias dentre elas, sobrevindo na Europa ou na América do Norte, será considerado como um ataque dirigido contra todas as Partes
(...) (Tratado do Atlântico Norte: 1949) (MATTOSO, p. 192)
TEXTO II: Artigo 4. No caso de agressão armada na Europa contra um ou vários dos Estados signatários do Tratado, por parte de um Estado qualquer ou por parte de um grupo de Estados, cada Estado signatário do Tratado, exercendo seus direitos de autodefesa individual ou coletiva, (...) concederá ao Estado ou aos Estados, vítimas de tal agressão, uma assistência imediata,
(...) (Tratado de Varsóvia: 14 de maio de 1955) (MATTOSO, p. 199)Associando seus conhecimentos à análise dos textos anteriores, pode-se concluir:

(01) O Tratado do Atlântico Norte congrega, como membros de seu sistema político-militar, países de economia capitalista e, recentemente, sofreu modificações, inclusive fazendo cortes no seu arsenal bélico.
(02) O Pacto de Varsóvia foi idealizado com a finalidade específica de assegurar a formação de repúblicas populares nos continentes europeu, africano e asiático.
(03) O Tratado do Atlântico Norte agrupa, como membros de seu sistema de aliança, os países conhecidos como não-alinhados, defensores do princípio da soberania e autodeterminação dos povos.
(04) O Pacto de Varsóvia foi recentemente extinto e teve suas estruturas militares dissolvidas, como desdobramento da crise do socialismo stalinista.
(05) Os dois tratados apresentam inúmeras diferenças; contudo, aproximam-se pela fórmula comum: os estados-membros se prometem uma assistência mútua.
(06) Os dois tratados representam a materialização de acordos em torno de uma dissensão entre o Leste e o Oeste, com perspectivas de um possível desarmamento dos países líderes.
(07) Os tratados apresentados expressam a vigência de "fronteiras ideológicas", uma vez que os Estados integrantes abrem mão de sua soberania, em nome da aliança estabelecida.

3-"Existem hoje, sobre a terra, dois grandes povos que, tendo partido de pontos diferentes, parecem adiantar-se para o mesmo fim: são os americanos e os russos (...) Para atingir a sua meta, o primeiro apóia-se no interesse pessoal e deixa agir, sem dirigí-las, a força e a razão dos indivíduos. O segundo concentra num homem, de certa forma todo o poder da sociedade. Um tem por principal meio a liberdade; o outro, a servidão.
O seu ponto de partida é diferente, os seus caminhos são diversos; não obstante, cada um deles parece convocado, por um desígnio secreto da Providência, a deter nas mãos, um dia, os destinos da metade do mundo". (Alexis de Tocqueville, A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, 1835)
Comente este texto publicado há mais de um século e meio.

4- “Um dos exemplos do estado de pânico total que dominou a sociedade norte-americana naqueles anos iniciais da década foi a *cruzada anticomunista* que levou o nome de Macarthismo por causa do senador Joseph MacCarthy”. (Dea Fenelon, A GUERRA FRIA,1983) Explique o que foi o Macarthismo e as suas relações com a Guerra Fria.

5-Na fase Pós-Guerra emergiram e se consolidaram dois grandes blocos rivais, liderados pelos EUA e a URSS, originando a Guerra Fria.
a) Discorra sobre as diferenças, apenas do ponto de vista econômico, entre capitalismo e socialismo.
b) Apresente os nomes dos países onde o socialismo chegou a ser questionado através do Sindicato Solidariedade, da Perestroika e da repressão às manifestações na Praça da Paz Celestial.

6- “Guerra improvável, paz impossível”. Em que esta frase de Raymond Aron ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989?

7-No contexto da bipolarização comandada pelos Estados Unidos da América e União Soviética, levantou-se na Alemanha, em 1961, o "Muro de Berlim". Em 1989 ele foi derrubado. Qual o significado da sua construção e de sua queda, para o cenário internacional?

8- Destaque os principais episódios que marcaram as tensões internacionais logo após a Segunda Guerra Mundial.

9- Explique a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

10- O ano de 1946 traz de volta as eleições para o cenário político brasileiro, com o fim do Estado Novo. O governo Dutra (1946 - 1951), contudo, reflete sua participação nos quadros da Guerra Fria, caracterizada pela Doutrina Truman e pelo Plano Marshall.
a) Explique o significado do Plano Marshall, relacionando-o ao surgimento da Guerra Fria.
b) Cite dois acontecimentos ocorridos durante o governo Dutra que evidenciem a influência do contexto da Guerra Fria.

2 comentários:

  1. destaque os principais episodios que marcaram as tensões internacionais logo após a segunda guerra mundial?
    eu quero saber a resposta desta pergunta alguem tem?

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas observações sobre esta postagem!