Pesquise no Google sem sair do Blog!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Só para o 9º ano!


Olá queridos! Agora vamos dar mais detalhes sobre o modo de vida anticapitalista e antisocialista no contexto da Guerra Fria:


No bloco socialista (liderado pela URSS) havia forte oposição ao modo de vida capitalista. Opunham-se ao consumo desenfreado, à competição, individualismo e, claro, a desigualdade econômica. Um grande ênfase foi dada pelos socialistas à educação e à cultura. Mas, apesar disso, faltava liberdade de expressão. Todos que discordavam do governo eram perseguidos. Isso ainda existe hoje na China (falta por exemplo acesso livre à Internet) e em Cuba (lembra do sujeito que fez greve de fome e acabou morrendo?).


No bloco capitalista (liderado pelos EUA) o modo de vida era baseado numa democracia liberal e foi chamado de American Way of Life. Nessa sociedade o consumo era estimulado e as pessoas tinham acesso a novidades em várias áreas - eletrodomésticos, carros, brinquedos, eletrônicos - porém deveriam poder pagar por eles (e quem não podia?). Alguns países que não aceitaram este modo de vida e tentaram ter um tipo de regime diferente sofreram consequências. Foi o que aconteceu com vários países da América Latina: os EUA fizeram intervenções diretas ou mesmo apoiaram ditaduras - caso do Brasil! Então o modo de vida norteamericano não valorizava a liberdade e a democracia, valorizava sim a sociedade de consumo de massas. (Leia tudo isso com imagens nas páginas 123 a 125 - Parada 1 e 2)


Pense bem e responda:


a- Qual era o grande problema no bloco socialista?


b- O que os EUA faziam com quem não quisesse obedecer?


c- O que os EUA faziam com os países que não concordavam?


d- Qual tipo de governo era melhor? É possível fazer este tipo de análise? Por que?