Pesquise no Google sem sair do Blog!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Objetivos da Prova do dia 29/03 - CEVES

6º ano

Compreender que a história da humanidade é composta por mudanças e permanências;
Conhecer o objeto de estudo da história;
Identificar as fontes para o estudo da história: orais, escritas, visuais e cultura material;
Reconhecer-se como agente da História;
Construir com os alunos a noção de: sujeito histórico, cultura, etnocentrismo e percepção de que não há cultura superior a outra.
Conscientizar os alunos de que vivemos numa sociedade multicultural e pluriétnica;
Estimular atitudes de tolerância e respeito ao outro;
Trabalhar noções de tempo e suas dimensões: duração e sucessão;
Introduzir noções de tempo histórico e cronológico.

7º ano
Conceituar colonato e comitatus;
Descrever a formação dos reinos germânicos;
Compreender as implicações políticas e econômicas da aliança entre o reino Franco com a Igreja Católica;
Caracterizar o Império Carolíngeo nos aspectos político, econômico e cultural;
Compreender que o feudalismo como junção de aspectos germânicos e romanos;
Caracterizar o feudalismo nos aspectos político, econômico, social e cultural;
Conceituar suserano, vassalo e servo;
Identificar os grupos sociais da Idade Média e destacar suas funções;
Diferenciar servo de escravo.

8º ano
Compreender que a história do Brasil colônia foi marcada por revoltas de caráter regional e separatista;
Caracterizar as revoltas ocorridas quanto ao local, data, participantes, motivos e conseqüências;
Conceituar escravidão historicamente;
Compreender o processo de expansão das fronteiras brasileiras;
Analisar a resistência indígena à colonização;
Questionar o papel de “herói” do bandeirante;
Evidenciar a importância da criação de gado para o avanço da colonização no interior do Brasil.

9º ano
Caracterizar as fases da Rev. Industrial;
Conceituar: holding, Cartel, truste e imperialismo;
Analisar as principais razões para a Primeira Guerra;
Refletir sobre os horrores da guerra através de pesquisa sobre as armas utilizadas;
Caracterizar os dois blocos de países que fizeram aliança para a guerra;
Identificar as fases da primeira guerra (Guerra de movimento e trincheira)
Compreender as características do Tratado de Versalhes

2 comentários:

  1. I delight in, causе I found еxaсtly
    what I useԁ to be looking fοг. Үou hаve ended my four ԁay lengthy hunt!
    Goԁ Bless you man. Have a great day. Bye

    Also visit mу wеb blog payday loans

    ResponderExcluir
  2. Mу family memberѕ eѵery time say that Ι am killing my
    timе here аt web, hοωever I κnow I am gеtting κnow-how everyday bу reаԁing thes
    nice рosts.

    Аlsο νisit my web blog - payday loans

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas observações sobre esta postagem!