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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Introdução

Vamos aprender história?

História
Introdução à História do Brasil


O que este site propõe.


Aprender mais sobre nosso passado para interagirmos melhor no presente!

É árdua a luta hoje de historiadores realmente comprometidos com a ruptura da História Factua e dita "Oficial" contra o sistema de dominação que reina na produção do conhecimento histórico onde o homem fazendo a História, construindo em sociedades as próprias contradições desta, suas necessidades individuais e coletivas, o cotidiano, enfim, a responsabilidade de todos construirmos História é sempre apagada para dar lugar a grandes heróis que reinam, libertam, proclamam e rezam pela nossa salvação acabando por escrever a história do mundo e de todos os homens "aqui na terra como no céu". Surge, então a pergunta: "Por que a história é assim e não de outro jeito?"... É simples: numa sociedade de classes comoa que vivemos hoje, quem domina os meios de produção (ferramentas, terra, matéria-prima, etc), tem dinheiro (poder econômico), esse dinheiro controla o estado (poder político), e tal poder de influência no estado dá a quem domina os meios de produção, a disposição de controlar e produzir idéias para que o restante da sociedade dobre a sua "verdade histórica" utilizando, para tanto, os principais meios ds comunicação de massa (jornais, TVs, rádios e até mesmonas escolas, onde se aprende desde cedo "quem canta de galo e sabe de tudo na sala de aula"). Portanto, a classe dominante dos meios de produção, é também mantedora do poder ideológico. No decorrer do processo histórico, as contradições existentes nesse domínio dos meios de produção suscitaram idéias vindas de elementos que não usufruíam dos meios de produção e pelo fato de não enxergarem (nem se contentarem) a sociedade pela ótica das classes poderosas (dominantes), buscaram explicar do ponto de vista dos dominados (lógico que de forma crítica utilizando-se de métodos de estudo histórico-científico) como aconteceu com Marx e Engels, filósofos sociais do século XVIII. Pode-se, então, distinguir a nível didático três níveis fundamentais de poder numa sociedade de classes: o econômico, o político e o ideológico, sendo, portanto, fundamental o estudo dos modos de produção (eixo característico das sociedades) sociais, que difere dos meios de produção; como se organizam os homens para a sua sobrevivência, como vivem os trabalhadores, como é mantida a ordem e, entre outras coisas, que ideologia legitíma o poder político de quem domina os modos e meios de produção. Quando tal trabalho for feito e conseguir-se analisar criticamente (numa perspectiva histórica) tais questões, conseguiremos juntamente perceber qual imensa é a miopia e mediocridade da História Oficial em não perceber (ou não querer) que todos os homens fazem história. Que você faz história!
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