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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Web Note

Olá pessoal do 9º ano! Descobrir um software bem simples e fácil de usar. Chama-se Web Note. O objetivo dele é ser um mural - virtual - onde todos os alunos podem escrever e colaborar para a aprendizagem do grupo. Você deve clicar duas vezes no quadro que deseja inserir informações e então escrever. Depois é só clicar fora e ele "fecha". Coloque sempre seu nome assim quer der sua contribuição. É só salvar no ícone do disquete que fica a esquerda no alto da janela e pronto, colaborou!
O endereço é: http://www.aypwip.org/webnote/projeto-imperialismo
Veja como fica:

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Discurso do Rei

Assistam ao filme! É ótimo!


Desde os 4 anos, George é gago. Este é um sério problema para um integrante da realeza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth, o leva até Lionel Logue, um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aos alunos do CEVES

Queridos alunos, é uma emoção poder chamar-lhes assim!
Hoje os conheci e tive a melhor impressão. Todos foram carinhosos, atentos e receptivos.
Obrigada pela oportunidade de ensinar e aprender com vocês nesta caminhada em busca do conhecimento.
Sei que as dificuldades são muitas nos relacionamentos humanos. Sei também que as expectativas de vocês quanto a meu trabalho, minha postura e minha maneira de conduzir o processo educativo são enormes. No entanto, procuro estar em paz com meus princípios e oferecer o melhor trabalho que posso desenvolver. Ter a consciência tranquila de dever cumprido é fundamental em qualquer coisa que faço. 
Desejo profundamente que eu possa contribuir para a formação cidadã de cada um de vocês. E possa mais e mais dar-lhes do meu saber e da minha experiência de modo que vocês possam construir o saber de vocês.
Um bom ano de estudos para nós e muitas felicidades!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Drummond é um gênio!

O homem, bicho da Terra tão pequeno
chateia-se na Terra
lugar de muita miséria e pouca diversão,
faz um foguete, uma cápsula, um módulo
toca para a Lua
desce cauteloso na Lua
pisa na Lua
planta bandeirola na Lua
experimenta a Lua
coloniza a Lua
civiliza a Lua
humaniza a Lua.

Lua humanizada: tão igual à Terra.
O homem chateia-se na Lua.
Vamos para Marte 
 ordena a suas máquinas.
Elas obedecem, o homem desce em Marte
pisa em Marte
experimenta
coloniza
civiliza
humaniza Marte com engenho e arte.

Marte humanizado, que lugar quadrado.
Vamos a outra parte?
Claro 
 diz o engenho
sofisticado e dócil.
Vamos a Vênus.
O homem põe o pé em Vênus,
vê o visto 
 é isto?
idem
idem
idem.

O homem funde a cuca se não for a Júpiter
proclamar justiça junto com injustiça
repetir a fossa
repetir o inquieto
repetitório.

Outros planetas restam para outras colônias.
O espaço todo vira Terra-a-terra.
O homem chega ao Sol ou dá uma volta
só para tever?
Não-vê que ele inventa
roupa insiderável de viver no Sol.
Põe o pé e:
mas que chato é o Sol, falso touro
espanhol domado.

Restam outros sistemas fora
do solar a col-
onizar.
Ao acabarem todos
só resta ao homem
(estará equipado?)
a dificílima dangerosíssima viagem
de si a si mesmo:
pôr o pé no chão
do seu coração
experimentar
colonizar
civilizar
humanizar
o homem
descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
a perene, insuspeitada alegria
de con-viver.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Comunicação de massa e a capacitação do profissional da educação

Pense na informação como um produto. Vejamos: pense na informação como um pão. Na sociedade capitalista de consumo os consumidores precisam avaliar o pão em alguns aspectos: qualidade e preço. Nós, enquanto consumidores, temos três alternativas caso o pão não nos satisfaça: deixar de comprá-lo, produzí-lo ou exigir que o governo regulamente a oferta de pães - o que pode ser um perigo pois o excesso de regulamentação pode afetar a qualidade do produto para pior. Caso fizermos a opção por produzí-lo podemos distribuí-lo para a família, vizinhos e amigos, com risco de ter um pão pior ainda pois nos faltaria a técnica para produzí-lo com qualidade.
Agora voltemos para a informação como produto. Estamos de acordo com seu conteúdo? Os veículos de comunicação - seus donos no caso - decidem o que produzir e o fazem de acordo com o que os consumidores desejam, evitando assim a concorrência. Da mesma maneira que no caso da panificação temos três alternativas: não consumir a informação - mas isso não é possível hoje -, exigir regulamentação do governo - correndo risco de ter uma informação piorada, ou produzí-la nós mesmos. O desenvolvimento da tecnologia nos permite isso com os celulares, câmeras, internet, impressoras etc. Mas estamos preparados para sermos donos de um meio de comunicação de massa?
Hoje assistimos a popularização dos meios de comunicação que já vem com um diferencial: a capacidade de interação entre o produtor da informação e seu público. Um claro exemplo é o blog - inclusive sendo usado agora para trasmitir um conteúdo - que sem os comentários de nada serve. Ou seja, nao faz sentido uma postagem se não há espaço para a opinião do leitor.
Mas é preciso ter a técnica para produzir um conteúdo de qualidade. É preciso conhecer a linguagem própria daquele veículo. Alguns exemplos: tamanho do texto, títulos com letras em caixa alta, a posição do conteúdo na página e se está na página par ou ímpar da publicação. Pois não basta querer produzir e ter boa vontade é preciso saber produzir. No caso dos pães sabemos o que é um bom pão, saboroso e saudável. Os adultos jamais ofereceriam a seus filhos um pão ruim conscientemente, pois sabem o que deve e não deve ter num bom pão. Mas e os conteúdos dos meios de comunicação? Sabemos escolher? Sabemos produzir bem?
Falando agora de escola: caso ela esteja baseada na pessoa do professor como centro do saber, será muito difícil introduzir as tecnologias de produção de conteúdos. E é justamente este tipo de profissional que mais resiste aos meios de comunicação. Pois alega que estes o substituirá!
O professor deve ser, de acordo com a professora Genèvieve Jaquinot, um Educomunicador. É aquele profissional que se coloca como mediador dos conhecimentos - valoriza a participação, a construção do saber e os saberes prévios dos alunos. Demonizar os meios de comunicação e informação e as tecnologias utilizadas é muito cômodo, mas muito fora da realidade. Elas já estão dentro de nossas casas e escolas. Nas mãos de crianças e adolescentes que as dominam mais e melhor que os adultos. Por isso, é necessário que todo o corpo escolar se posicione diante das mídias não como adversários mas sim parceiros no processo de aprendizagem. Mas sem treinamento, sem um professor capaz de identificar as linguagens dos meios de comunicação, toda compra de equipamento será apenas dinheiro jogado fora.
Então professores, não se assustem! É possível ser dono de um meio de comunicação em massa. Será difícil no início, mas recompensador para todos. Os alunos terão auto-estima aumentada, senso de responsabilidade, ganharão em autonomia e serão produtores e disseminadores da cultura local.

Baseado em: DIMMI, Amora. Professor, você está preparado para ser dono de um meio de comunicação de massa? In: FREIRE, Wendel (org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro, Wak, 2008.