Olá pessoal, vi este vídeo e fiquei impressionada. Imagina se isto funcionasse no Brasil?
E se valesse também para a Educação?
Pesquise no Google sem sair do Blog!
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Página na Internet
Queridos leitores, publiquei nesta semana minha primeira página na net. É uma introdução ao que está por vir. Passem por lá e depois façam comentários aqui no Blog. O conteúdo da página que criei é História do Brasil.
Segue o link:
http://aprenderhistoria.110mb.com/index.html
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
domingo, 24 de outubro de 2010
Partido Liberal e Conservador - dica para o 8º ano
Olá queridos alunos do 8º ano! Vocês que acessaram o Blog terão a oportunidade de ganhar de presente uma dica importante para esta prova. Leiam abaixo as perguntas, peguem seus livros e estudem!
Estudamos os partidos liberal e conservador e sua influência na política brasileira. Busque em seu livro quais foram as ações de cada um deles.
a- Qual partido liderou a Revolução Praieira?
b- Qual partido queria maior autonomia para as províncias?
c- Qual deles queria mais centralização do poder?
d- A Tarifa Alves Branco, que aumentava o imposto sobre os produtos ingleses, foi aprovada por qual partido?
e- Por que D. Pedro II criou o Ministério da Conciliação?
f- Entre liberais e conservadores havia diferenças importantes?
g- Qual partido apoiava o povo? Qual apoiava as elites?
h- Lembram desta charge? O que ela está criticando?
O Engenho Colonial - dica para o 7º ano
Olá alunos do 7º ano! Mais uma prova se aproxima e mais uma vez aqui vai uma dica. O objetivo nº 5 trata da vida nos engenhos coloniais. Veja a imagem abaixo e tente identificar nela tudo que havia num engenho do Brasil Colônia: plantação, casa grande, senzala, casa do engenho (onde era feita a produção do açúcar) etc.
Observe nesta imagem uma mostra da casa grande e ao lado uma senzala. Que diferença, hein!?
Agora observe que neste engenho tem uma capela, percebeu? Viu também a casa de engenho as margens do rio? Percebeu a fumaça saindo da chaminé? O que está sendo feito? Para que o moinho?
Bons estudos!
A prova se aproxima - Dicas para o 6º ano
A avaliação de História será dia 28/10. Os objetivos desta prova são: 1 ao 3. Ou seja, cairá na prova: Helenismo e Roma Antiga até o período da República.
ROMA ANTIGA
ROMA ANTIGA
LOCALIZAÇÃO- A CIVILIZAÇÃO ROMANA SURGIU NA PENÍNSULA ITÁLICA, AO SUL DA EUROPA E ERA BANHADA PELO MAR MEDITERRÂNEO. ESTA CIVILIZAÇÃO CRESCEU TANTO QUE DOMINOU PARTE DA EUROPA, ORIENTE MÉDIO E NORTE DA ÁFRICA.
POR QUE TEMOS QUE ESTUDAR ROMA ANTIGA? PORQUE OS ROMANOS TIVERAM GRANDE IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DAS SOCIEDADES – COMO A BRASILEIRA. SUA IMPORTÂNCIA ESTÁ NA NOSSA LÍNGUA, O PORTUGUÊS, QUE É “FILHA” DA LINGUA DOS ROMANOS – O LATIM E ESTÁ TAMBÉM NA ARQUITETURA, NO DIREITO, NAS ARTES E EM MUITAS COISAS MAIS.
COMO TUDO COMEÇOU? OS PESQUISADORES AFIRMAM QUE ROMA SURGIU NO ANO 753A.C. SUA HISTÓRIA É DIVIDIDA EM 3 PERÍODOS DE ACORDO COM O TIPO DE GOVERNO QUE LÁ EXISTIA:
- MONARQUIA- QUEM GOVERNAVA ERA O REI;
- REPÚBLICA- QUEM GOVERNAVA ERAM OS CONSULES AUXILIADOS PELO SENADO;
- IMPÉRIO- QUEM GOVERNAVA ERA UM IMPERADOR COM PODER TOTAL.
DESDE A MONARQUIA JÁ HAVIA DISPUTA DE TERRAS ENTRE OS PATRÍCIOS E OS PLEBEUS. ISSO PIOROU QUANDO ROMA COMEÇOU A CONQUISTAR MAIS TERRAS NAS GUERRAS.
ATIVIDADES
1- PESQUISA DE IMAGENS:
A- FALAMOS DA ORIGEM DE ROMA. BUSQUE IMAGENS QUE ILUSTREM A LENDA SOBRE A ORIGEM DESTA CIDADE.
B- FALAMOS QUE ROMA ESTÁ LOCALIZADA NO SUL DA EUROPA. BUSQUE UM MAPA QUE MOSTRE ONDE ESTÁ ROMA;
C- BUSQUE TAMBÉM UM MAPA QUE MOSTRE ATÉ ONDE O IMPÉRIO ROMANO CRESCEU;
2- PESQUISE AS INFORMAÇÕES:
A- QUEM ERAM OS PATRÍCIOS? QUAL ERA SUA POSIÇÃO NA SOCIEDADE ROMANA? ERAM RICOS? O QUE ELES POSSUIAM?
B- QUEM ERAM OS PLEBEUS? ELES ESTAVAM CONFORMADOS COM SUA POBREZA? POR QUE ELES DISPUTAVAM TERRAS COM OS PATRÍCIOS? ELES NÃO TINHAM TERRAS?
C- LISTE OS DIREITOS QUE OS PLEBEUS CONQUISTARAM ATRAVÉS DAS LEIS QUE FORAM FEITAS DURANTE A REPÚBLICA.
BONS ESTUDOS!
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Como criar Mapas Conceituais
Olá pessoal, ao longo dos meus estudos, conheci um software que permite construir mapas conceituais.
Observe a imagem abaixo.Este mapa eu fiz para o 8º ano, mas podemos construir juntos em sala.
Se você ficar interessado pode fazer download gratuito em http://cmap.ihmc.us/download/
Observe a imagem abaixo.Este mapa eu fiz para o 8º ano, mas podemos construir juntos em sala.
Se você ficar interessado pode fazer download gratuito em http://cmap.ihmc.us/download/
Assinar:
Postagens (Atom)