Freinet foi um educador francês, nascido em 15 de outubro de 1896 num vilarejo chamado Gars - Provença, França - e precoce na carreira do magistério. Foi nomeado professor em 1920 com 24 anos.
Este jovem tinha ideias bastante revolucionárias para a época. Defendia uma metodologia de ensino que pudesse envolver todas as crianças no processo de ensino/aprendizagem e respeitasse seus direitos de crescer em liberdade - independente das diferenças (inclusive as de caráter social).
Toda sua história esteve ligada a luta pela transformação da escola - fria, distante da vida, teórica e dogmática. Sua proposta era que a escola fosse um lugar prazeroso, onde as crianças quisessem estar, onde a afetividade e as emoções predominassem e onde houvesse alegria e prazer na descoberta e na aprendizagem.
Apontava para uma metodologia de cooperação e atividade, bem diferente do que se fazia na época. Mesmo assim o que queria não era uma metodologia irretocável, mas sim que se pudesse dialogar, construindo uma nova pedagogia.
Mesmo tendo preocupação em fundamentar suas ideias teoricamente ele não se descuidou de ligar a escola com os fatos sociais e políticos que a condicionavam. Preocupava-se com as necessidades das crianças e menos com o aspecto da novidade. "Temos que fazer nascer o futuro no seio do presente e do passado, o que implica, não um espetacular apelo à novidade, mas prudência, método, eficiência e uma grande humanidade".
Era completamente oposto ao autoritarismo - tendo sofrido com isso na infância. Na prática procurava incentivar os alunos pelo trabalho numa vivência coletiva permeada pelo ambiente e pela ação.
Antes de transformar sua sala de aula, Freinet já havia definido dois grandes eixos da nova pedagogia que deveria ser prática e cooperativa.
Ele que acreditava no homem como ser social e fazedor da história tinha fascínio pelo trabalho em pequenos grupos. Um trabalho dinâmico partindo do conhecimento que a criança já possua, respeitando seu ritmo para que ela atinja plenamente seu potencial.
É possível uma escola assim? Na escola onde você estudou ou estuda era ou é assim ou mesmo parecido com isso que Freinet pregava? Deixe sua opinião!
Baseado em: ELIAS, Marisa Del Cioppo. Celestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis, Vozes, 1997