terça-feira, 27 de setembro de 2011

Periodização - Período Republicano

Alguém (Anônimo) pediu que eu postasse uma linha do tempo sobre a História do Brasil de 1889 em diante. Então vamos lá:

  • 1889 a 1891- Governo provisório
  • 1891 a 1894- República da Espada
  • 1894 a 1930 - República dos Fazendeiros
  • 1930 a 1945 - Período Vargas
  • 1945 a 1964 - República Populista
  • 1964 a 1985 - Ditadura Militar
  • 1985 a ... - Nova República

Mapa Conceitual - 8º ano - CEVES

Os mapas abaixo foram produzidos pelo 8º ano do CEVES sobre o Império Napoleônico.







domingo, 25 de setembro de 2011

Cinema e a História

Filmes no contexto da Ditadura Militar

O ano em que meus pais saíram de férias;
Cabra-cega
Zuzu Angel
Lamarca
O que é isso companheiro?
Ação entre Amigos; Beto Brant, 1998 
Barra 68, Sem Perder A Ternura; Vladimir Carvalho, 2000 
Bom Burguês, O; Oswaldo Caldeira, 1979 
Bye Bye Brasil; Cacá Diegues, 1979 
Cabra Marcado Para Morrer; Eduardo Coutinho, 1964/84 
Eles não Usam Black-Tie; Leon Hirszman, 1981 
Hora e a Vez de Augusto Matraga, A; Roberto Santos, 1965 
Jango; Silvio Tendler, 1984 
Lamarca; Sérgio Rezende, 1994 
Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia; Hector Babenco, 1977 
Nunca Fomos Tão Felizes; Murilo Salles, 1983 
Pra Frente, Brasil; Roberto Farias, 1983 
Que Bom Te Ver Viva; Lúcia Marat, 1989 
Que É Isso, Companheiro, O; Bruno Barreto, 1997 
Terra Em Transe; Glauber Rocha, 1967

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Projeto Aventuras Modernas - 7º ano

Eis aqui algumas dicas para desenvolvermos o projeto Aventuras Modernas. Há outras viagens que você pode descobrir fazendo uma pesquisa na internet. Escolha seu viajante, busque informações sobre ele e~boa aventura pra você.

Howard Carter- túmulo de Tutankhamon
Yuri Gagarin - primeira viagem no espaço
Neil Armstrong - chegou na Lua
Irmãos Wright - primeira viagem num avião com motor a explosão
Darwin - viagem a ilha Galápagos
Lindberg - primeira viagem de New York a Paris
Robert Edwin Peary - chegada ao Polo Norte
Roald Amundsen - chegada ao Polo Sul
Edmund Hillary e Tenzing Norgay - pico do Himalaia
Richard Burton e John Speke - nascente do Rio Nilo
Irmãos Villas Boas - desbravaram o sertão brasileiro (Expedição Roncador - Xingu)
Hiram Bingham - descoberta de Machu Pichu

As 10 torturas mais usadas na Ditadura militar

O período conhecido como Ditadura Militar durou de 1964 a 1985. Neste intervalo, vários inquéritos e depoimentos apontaram a tortura física e psicológica como expediente utilizado por membros do governo e grupos militares com o objetivo de controlar a população. Assim, vou apresentar, nesta lista, 10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar.
Cumpre ressaltar que já foram catalogados mais de 100 métodos de tortura. Assim, esta lista é resumidíssima. Devemos lembrar para que este episódio não mais se repita em nosso país.
Assista o vídeo também:



1- Pau-de-Arara




O Pau-de-Arara consistia numa barra de ferro que era atravessada entre os punhos amarrados e a dobra do joelho, sendo o conjunto colocado entre duas mesas, ficando o corpo do torturado pendurado a cerca de 20 ou 30 centímetros do solo. Este método quase nunca era utilizado isoladamente, seus complementos normais eram eletrochoques, a palmatória e o afogamento.

2- Choque Elétrico



O Choque Elétrico foi um dos métodos de tortura mais cruéis e largamente utilizados durante o regime militar. Geralmente, o choque dado através telefone de campanha do exército que possuía dois fios longos que eram ligados ao cor­po nu, normalmente nas partes sexuais, além dos ouvidos, dentes, língua e dedos. O acusado recebia descargas sucessivas, a ponto de cair no chão.
3- Pimentinha

A Pimentinha era uma máquina que era constituída de uma caixa de madeira que, no seu interior, tinha um ímã permanente, no campo do qual girava um rotor combinado, de cujos termi­nais uma escova recolhia corrente elétrica que era conduzida através de fios. Essa máquina dava choques em torno de 100 volts no acusado.
4- Afogamento

No Afogamento, os torturadores fechavam as narinas do preso e colocavam uma mangueira, toalha molhada ou tubo de borracha dentro da boca do acusado para obrigá-lo a engolir água. Outro método era mergulhar a cabeça do torturado num balde, tanque ou tambor cheio de água (ou até fezes), forçando sua nuca para baixo até o limite do afogamento.
5- Cadeira do Dragão



A Cadeira do Dragão era uma espécie de cadeira elétrica, onde os presos sentavam pelados numa cadeira revestida de zinco ligada a terminais elétricos. Quando o aparelho era ligado na eletricidade, o zinco transmitia choques a todo o corpo. Muitas vezes, os torturadores enfiavam na cabeça da vítima um balde de metal, onde também eram aplicados choques.
6- Geladeira

Na Geladeira, os presos ficavam pelados numa cela baixa e pequena, que os impedia de ficar de pé. Depois, os torturadores alternavam um sistema de refrigeração superfrio e um sistema de aquecimento que produzia calor insuportável, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes. Os presos ficavam na "geladeira" por vários dias, sem água ou comida.
7- Palmatória


A Palmatória era como uma raquete de madeira, bem pesada. Geralmente, esta instrumento era utilizado em conjunto com outras formas de tortura, com o objetivo de aumentar o sofrimento do acusado. Com a palmatória, as vítimas eram agredidas em várias partes do corpo, principalmente em seus órgãos genitais.
8- Produtos Químicos


Haviam vários Produtos Químicos que eram comprovadamente utilizados como método de tortura. Para fazer o acusado confessar, era aplicado soro de pentatotal, substância que fazia a pessoa falar, em estado de sonolência. Em alguns casos, ácido era jogado no rosto da vítima, o que podia causar inchaço ou mesmo deformação permanente.
9- Agressões Físicas

Vários tipos de Agressões Físicas eram combinados às outras formas de tortura. Um dos mais cruéis era o popular "telefone". Com as duas mãos em forma de concha, o torturador dava tapas ao mesmo tempo contra os dois ouvidos do preso. A técnica era tão brutal que podia romper os tímpanos do acusado e provocar surdez permanente.
10- Tortura Psicológica


De certa forma, falar de Tortura Psicológica é redundância, considerando que toda o tipo de tortura deixa marcas emocionais que podem durar a vida inteira. Porém, haviam formas de tortura que tinha o objetivo específico de provocar o medo, como ameaças e perseguições que geravam duplo efeito: fazer a vítima calar ou delatar conhecidos.
Extraído e Adaptado de: http://www.historiadigital.org/